Agricultura 4.0: o que é e por que aderir?

Agricultura 4.0: o que é e por que aderir?

Se você deseja conhecer as mais recentes tecnologias aplicadas na agricultura, acaba de chegar ao blog post que irá revolucionar as suas produções na lavoura, contribuindo de forma direta o seu dia a dia.

A Agricultura 4.0 já é uma realidade encontrada no campo, e sobre ela, a Loja Cocamar preparou um conteúdo completo para que você possa atingir os objetivos de cultivos tecnológicos e com ótimos resultados.

Siga conosco nesta leitura essencial!

O que é a Agricultura 4.0?

A Agricultura 4.0 é o termo utilizado para definir as tecnologias desenvolvidas na Agricultura nas últimas décadas. Desta forma, uma série de dispositivos e ferramentas tecnológicas foram implementadas, fomentando maiores produções, processos ágeis, e fundamentalmente conectividade integradora no campo.

Através das inovações incorporadas ao dia a dia do produtor rural, dados móveis, equipamentos como maquinários com funcionamento autônomo, drones com câmeras integradas e transmissão ao vivo, a inteligência artificial em franco crescimento e a internet das coisas, vêm transformando as rotinas agrônomas.

Gostou de conhecer o conceito? Agora continue a leitura, pois na sequência, apresentamos os benefícios da Agricultura 4.0.

Benefícios da Agricultura 4.0

Imagem de dois produtores rurais conferindo as características de uma planta

A revolução causada pelas tecnologias na Agricultura atinge diretamente os produtores agrícolas interessados em crescimento da produção e aumento exponencial da conectividade entre o que acontece no campo e a gestão dos negócios rurais.

Reconheça as vantagens da implementação da Agricultura 4.0, destacando os seguintes tópicos:

  • crescimento exponencial das produções;
  • monitoramento em tempo real das extensões rurais;
  • diminuição de desperdícios;
  • redução de custos.

Especialistas agrônomos afirmam ainda que informações técnicas precisas conectadas às transmissões em tempo real, controle das extensões e possibilidade do contato entre produtores e focos de vendas, são benefícios essenciais desta nova Agricultura.

Reiteramos ainda que, pequenos e médios agricultores também são beneficiados por estas práticas e adequações dos instrumentos utilizados nos cultivos, colheitas e comércio das produções.

Uma outra aposta das implementações tecnológicas na Agricultura 4.0 é o investimento em orientações técnicas para o aumento da rentabilidade, funções gestoras muitas vezes ligadas ao terceiro setor, que conectam efetivamente os novos agentes das produções agrícolas.

Confira, com mais detalhes, os benefícios com resultados expressivos da tecnologia no campo!

1. Crescimento exponencial das produções

A relação de investimentos em inovações tecnológicas e produtividade é direta, comprovada por números na última década em países produtores e que implementam a Agricultura 4.0 nas operações agrícolas.

Isto porque, a máxima “tempo é dinheiro” vale também para estes casos, e como o processamento de dados hoje é feito em tempo real, os lucros são maximizados pelas novas ferramentas e equipamentos utilizados.

2. Monitoramento em tempo real das extensões rurais

Este benefício está intimamente ligado ao crescimento exponencial das produções, afinal, ao adquirir instrumentos que facilitem o monitoramento das extensões rurais, facilmente você irá solucionar questões próprias dos cultivos e demais processos.

Implemente esse aspecto na sua realidade e revolucione a sua lavoura!

3. Diminuição de desperdícios e custos

A utilização de dispositivos integrados no campo é essencial para a diminuição dos desperdícios e custos dos processos, e sobre eles, apresentamos as informações logo abaixo.

Ao acompanhar em tempo real grandes extensões de terras produtivas, você irá detectar focos com ervas daninhas ou pragas na lavoura em período hábil para o controle, evitando desperdícios de reaplicações em agroquímicos nos mesmos trechos.

Deseja conhecer quais são as novas ferramentas aplicadas na Agricultura 4.0? Veja na sequência!

Quais são as tecnologias aplicadas?

Imagem destacada de um indivíduo manuseando um drone sobre uma plantação

As tecnologias utilizadas na Agricultura 4.0 investem no poder conectivo das máquinas e na internet das coisas, isto é, investimentos em tornar objetos verdadeiros smart machines (máquinas inteligentes), como:

  • drones;
  • telemetria;
  • análise climática;
  • biotecnologia.

Para saber mais detalhes sobre esses equipamentos, veja os próximos tópicos.

Drones

Os drones são equipamentos em alta tecnologia que podem auxiliar no controle de agentes ofensivos às produções agrícolas, trechos em extensão de terra sem irrigação ou com reaplicação de agroquímicos e alcances antes inimagináveis.

Telemetria

A telemetria é o controle informações coletadas no campo e adicionadas a bancos de dados. Estes processos são fundamentais para a gestão das produções agrícolas.

Análise climática

Produtores rurais bem sucedidos conhecem bem a importância das condições climáticas nas produções agrícolas, isso porque as etapas dos cultivos estão intimamente ligadas a meteorologia ou ações necessárias para evitar danos causados pelo tempo.

Deseja conferir à gestão das suas terras correta irrigação em tempos de seca, ou aproveitar as etapas devidas para aplicações ou levantamentos assertivos? A Tecnologia 4.0 é a sua principal aliada.

Biotecnologia

A Biotecnologia voltada para o campo é uma das revoluções tecnológicas mais expressivas no campo, isso porque através dos avanços científicos das últimas décadas em Biologia, podemos planejar sementes e modificações genéticas vegetais em cultivos mais resistentes e produtivos.

A Inteligência Artificial para classificar a soja é um destes exemplos que destacamos, comprovando a assertividade dos investimentos em Biotecnologia nas últimas décadas.

Agora que você conheceu todos esses dados, está ainda mais em busca de revolucionar a sua lavoura com as ferramentas e gestão em Agricultura 4.0, não é mesmo? Confira como!

Como revolucionar minha lavoura?

Para te ajudar a revolucionar a sua produção agrícola, apresentamos neste post a definição da Agricultura 4.0, os benefícios expressivos desta prática, além das ferramentas utilizadas pelos produtores rurais para estas conquistas. Mas, agora, vem o passo principal: colocar todas essas informações em prática.

Tire os seus planos do papel para o crescimento exponencial da produtividade em extensões de terra e inclua tecnologia no dia a dia do campo, e para isso, nós lhe auxiliamos no processo.

Siga conferindo os conteúdos criados semanalmente aqui no blog e não perca nenhuma novidade neste assunto, desta forma, os resultados serão consequências inevitáveis, conquistas do seu trabalho e implementações destas informações.

Até a próxima!

Deixe um comentário