Agricultura de precisão: o que é? Como funciona? Confira!

A tecnologia, nas últimas décadas, tem revolucionado diversos setores profissionais, até mesmo os que estão ligados à práticas agrícolas. Sendo assim, o desenvolvimento dos aparatos técnicos tem sido imprescindível para a evolução nas análises em solos e plantações.

Atualmente não é raro deparar-se com máquinas fazendo o trabalho que, antes, era destinado a força humana. Assim, existe a possibilidade de direcionar o trabalho braçal a outras esferas, enquanto atividades analíticas estão sendo feitas com agilidade e assertividade por meio da robótica, inteligência artificial e mecanismos digitais.

A agricultura de precisão faz parte desse progresso, o qual utiliza a tecnologia a seu favor. Pensando nisso, hoje trazemos à você um conteúdo completo sobre essa modalidade agrícola. Preparado? Continue a leitura e saiba o que é agricultura de precisão e como é utilizada.

Qual a definição de agricultura de precisão?

A agricultura de precisão diz respeito a utilização de tecnologias para a realização de práticas agrícolas, os quais eram totalmente feitos por mãos humanas até há alguns anos. Dessa forma, gerenciar a produtividade e analisar dados que fazem referência ao campo ficou muito mais fácil e prático com os aparatos e sistemas inovadores existentes.

Sabe-se que é possível aumentar a produtividade e, consequentemente, o retorno financeiro ao usar máquinas em lavouras. Além disso, o impacto ambiental é reduzido, visto que não é necessário estar a todo momento em contato direto com as plantações, sendo utilizado dispositivos eletrônicos, como os drones. Sendo assim, não há perigo de “ferir” ou machucar a produção rural por estar constantemente mexendo nela.

Resumindo, é um conjunto de sistemas tecnológicos que visam auxiliar no desenvolvimento dos processos agrícolas, assim como aumentar a receita advinda desses espaços em mais de 60%. Portanto, a partir de pequenos sensores é possível realizar, em um curto período, tarefas que levariam um longo tempo para serem feitas, além de conterem um custo maior.

Confira nosso artigo sobre o avanço do cooperado na agricultura de precisão e fique por dentro!

Quais as tecnologias utilizadas na agricultura de precisão?

Imagem de uma muda no solo

Com o desenvolvimento e evolução da tecnologia, as possibilidades de gerenciamento são inúmeras, que vão desde com dispositivos eletrônicos, até inteligências artificiais baseadas em Big Data. Incrível, não é mesmo? A exatidão e responsividade desses aparelhos ao analisar ambientes rurais é de surpreender, uma vez que oportuniza uma agricultura de qualidade e, como o nome já diz, de alta precisão.

Confira algumas das tecnologias que podem ser utilizadas na AP – Agricultura de Precisão:

Sistema de Posicionamento Global (GPS)

O GPS é um grande aliado na hora do profissional verificar o campo, principalmente quando há grandes perímetros de propriedade. É possível verificar sua utilização no rastreamento, tendo sempre sob vista máquinas, equipamentos de alto custo e também os colaboradores.

Além do mais, essa tecnologia possibilita mensurar como está a performance dos funcionários, uma vez que identifica se eles estão realizando de forma ágil e assertiva o trabalho destinado.

Amostragem de Solo Georreferenciada

Tem como objetivo identificar como está a condição química do solo, oferecendo abertura para planejar ações que precisam ser pensadas para melhorar o cultivo naquele espaço. Dessa forma, é possível tomar decisões pautadas no que foi apresentado pela amostragem de solo georrefereciada.

Além de aumentar a produtividade, o impacto ambiental também é reduzido, visto que você terá mais precisão sobre quais lugares precisam ou não de sprays e produtos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.

Tratores e colhedoras

Esses equipamentos são manuseados por meio de softwares específicos, esses que usam a geolocalização do lugar que necessita de atividades. Sendo assim, não é preciso que haja força de trabalho humano para colher produtos em regiões de difícil acesso.

Com isso, o custo de mão de obra diminui, fazendo com que o processo do agronegócio fique mais barato e rentável aos pequenos e grandes produtores.

Como funciona a agricultura de precisão?

Imagem de um produtor rural caminhando em seu cultivo

Existem algumas etapas que podem servir de guia para a aplicação da AP em terrenos rurais que são destinados a agricultura. Veja:

  • Coletas de dados: a primeira etapa do processo faz referência a identificação de áreas que podem ser produtivas para determinados produtos. Além disso, é necessário verificar se o solo e sua estrutura química está de acordo com o desejado.
  • Planejamento do gerenciamento: aqui tem-se a avaliação dos fatores que qualificam a produção, visando traçar estratégias positivas para que o cultivo seja realizado de maneira coerente e precisa. É nessa parte que você terá que conceber ações assertivas.
  • Aplicação localizada de insumos: a partir dos dados e das estratégias criados nas duas primeiras etapas, você irá começar a aplicação de insumos nas regiões que foram determinadas pela análise de dados, para que a produção seja positiva.

É recomendado estar sempre atualizado sobre as inovações, as quais são passíveis de mudanças com o tempo. Ainda mais tratando-se de temas tecnológicos que estão sempre em desenvolvimento, visando encontrar oportunidades de automatizar atividades simples e analíticas que demandam longos períodos de estudos.

Dessa maneira, é possível usufruir de aparatos eletrônicos e digitais para aumentar a produtividade e qualidade do seu cultivo, sem que haja perdas tanto para você como produtor quanto para o meio ambiente. Por conta disso, fique atento e entenda mais sobre a Sociedade 5.0 [Linkar o post sobre a sociedade 5.0], aliás temos um post completo sobre ela aqui em nosso blog.

Conseguimos tirar suas dúvidas sobre a agricultura de precisão? Então compartilhe em suas redes sociais e deixe seus amigos e familiares por dentro também!

Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário