Como fazer horta em 10 passos simples e práticos!

Atualmente, a procura por criações de hortas orgânicas em casa vem crescendo cada vez mais. Isso pode estar relacionado à busca por uma vida mais saudável, leve e com o contato direto com a natureza.

Além de auxiliarem em uma alimentação melhor, as hortas são ótimas para serem usadas como hobby ou até mesmo terapia para a mente. No entanto, esse processo de criação pode ser um pouco complicado, mas é para isso que estamos aqui!

Reunimos 10 dicas de como fazer horta para ajudar no desenvolvimento de suas hortaliças. Para descobrir quais são elas, é só continuar a leitura!

10 passos para criar uma horta orgânica

As hortas orgânicas são excelentes, pois você pode criá-las em qualquer cantinho que possa ser usado para cultivar suas ervas e temperinhos. Ela pode ser pequena ou grande, o que importa é estar repleta de verduras e legumes — alimentos que irão complementar a alimentação da sua família.

Agora que não há mais dúvidas de que ter uma horta em casa só traz vantagens, é hora de colocar a mão na terra e começar!

Acompanhe os 10 passos que elencamos para explicar todos os pontos importantes!

1. Faça um planejamento da área

Antes de tudo, é essencial que seja feito um planejamento da área onde a horta será criada. Será uma plantação com fins domésticos ou comerciais?

Após fazer a análise, é hora de observar a disponibilidade do ambiente, adquirir os insumos e instrumentos necessários.

Indicamos que, para esse momento, seja feito anotações ou até uma listinha com todos os produtos indispensáveis para a produção, como fertilizantes, sementes e mudas de hortaliças, enxadas, regadores entre outros.

Vale lembrar que, para as casas com animais, é importante realizar um cercamento de proteção envolvendo a horta, para não acontecer possíveis problemas ou destruições.

horta

2. Avalie o solo

Em seguida, é o momento de fazer uma avaliação do solo. Para possuir uma horta frutífera, o terreno deve ser plano, com boas iluminações solares, não receber ventos fortes e estar próximo a torneiras ou fontes de água.

Lembrando que o solo não deve reter água da irrigação nem de chuvas, pois pode provocar estragos nas raízes. Antes de dar início a sua produção, é necessário fazer uma limpeza no local, retirando insetos, gramas, areias, pedras, formigueiros e lixos.

3. Adquira ferramentas e materiais

Para dar início a horta, é preciso adquirir alguns instrumentos e materiais. Os principais são as tesouras, pás, enxadas, pulverizadores, carrinhos de mão e regadores.

Com o decorrer da formação, pode ser que você também precise de telas, arames, sombrite para proteger as plantas e placas ou etiquetas para distinguir as produções.

ferramentas de mexer na terra

4. Prepare um solo com terras ricas em nutrientes

Agora é hora de fazer a preparação do solo, ele não deve ser endurecido e nem com muito cascalho. Para um cultivo mais prático, você pode usar uma terra solta, que garanta uma fonte rica em nutrientes para as plantas.

Com o terreno já limpo, é necessário revolver o solo com o auxílio de uma enxada, dessa forma, o terreno será nivelado e com uma compactação menor.

terra com ilustrações das vitaminas presentes nela

5. Escolha as hortaliças e plantas

Para escolher as hortaliças, vários aspectos devem ser levados em considerações como:

  • O clima da região;

  • O terreno disponível;

  • O tempo disponível para fazer a manutenção, pois existem algumas espécies que requerem mais tempo e cuidados para se desenvolver.

pessoa plantando na horta

Vale mencionar que espécies de salsa, hortelã, abóbora, batata-doce, manjericão, quiabo e pimentas conseguem se produzir em quase todos os climas e áreas.

6. Encontre recipientes para a plantação

Agora é hora de encontrar os recipientes onde será feito o cultivo das hortaliças.

Esses frascos devem possuir boas dimensões, com furos para eliminar o excesso de água, a fim de garantir raízes fortes.

pessoa plantando em um recipiente

7. Faça a germinação das sementes na horta

Um dos passos mais importantes para fazer uma horta é a germinação! Acompanhe o passo a passo que preparamos para te ajudar:

  • Escolha vasos menores com furos de drenagem;

  • Adicione terra no vasinho;

  • Utilizando o pulverizador, umedeça a terra;

  • Faça 3 ou 4 furinhos na terra e adicione uma semente em cada um;

  • Cubra com mais terras;

  • Umedeça novamente a terra.

pessoa segurando dois grãos

Após a germinação completa das plantas, você pode transferi-las para o solo da sua horta, deixando um espaçamento entre elas para conseguirem crescer.

8. Agora é hora do plantio

Você pode começar a fazer o plantio com uma mistura da terra e outros compostos orgânicos.

Após a germinação, cave um espaço no solo e plante a semente ou muda e acrescente terra adubada e feche.

9. Faça a adubação do solo

Grande parte dos solos necessita de adubação para dar início a horta, certo?

É possível realizar esse processo utilizando fertilizantes orgânicos que sejam ricos em nutrientes.

10. Não se esqueça das manutenções diárias

As manutenções são essenciais para a horta crescer bonita e produtiva.

As hortaliças merecem um cuidado especial! Regue-as frequentemente e faça a adubação uma vez por mês, para que as plantas não murchem ou apodreçam. Lembre-se também dos repelentes naturais para afastar os insetos e pragas.

pessoa regando uma horta

Agora que você já sabe como fazer horta e quais são os cuidados para mantê-las verdes e produtivas, é só colocar nossas dicas em prática!

Continue conosco, explore nosso blog e navegue por todos os nossos conteúdos. Não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais e até a próxima!

Deixe um comentário